EIXO 2

Diante do aumento do desemprego que assola a população de Ilhéus, necessário se faz criar políticas públicas que estimulem o setor produtivo a implantar
e ampliar seus negócios. O Município de Ilhéus deverá se destacar como polo atrativo para investimentos do setor produtivo, além de profissionalizar a atividade turística e estimular o homem do campo a produzir e diversificar sua produção.
O desenvolvimento econômico que defenderemos estará sintonizado com uma sustentabilidade sócio-ambiental. A preocupação com nossas riquezas naturais será prioritária para a aprovação de projetos empresariais.
Esse eixo faz parte da Área de Governo Desenvolvimento Econômico Sustentável que será direcionada de forma intersetorial pelas seguintes Secretarias:

#Turismo

Algumas das medidas para atingir estes objetivos:

  • SEMAE – Serviço Municipal de Apoio ao Empreendedor

Em um mesmo setor, o Empreendedor poderá solicitar a abertura de sua empresa e ter acesso aos órgãos responsáveis pela viabilização. Tornando mais rápido e transparente o processo para aquisição do Alvará de funcionamento.  O SEMAE estará amparado em uma Lei Municipal, que além de sua regulamentação,  definirá o prazo máximo de 60 dias para o município conceder autorização de funcionamento de uma empresa.

  • CEPROFI- CENTRO DE PROFISSÕES DE ILHÉUS

Com recursos das Secretarias de Assistência Social (IGD) e da Educação (EJA), criar e manter um Centro Municipal para ofertar gratuitamente, cursos profissionalizantes aos adolescentes, jovens e adultos matriculados na Rede Municipal de Educação e cadastrados no CAD- Único.  As horas aulas dos cursos, serão validadas na carga horária curricular dos alunos da Educação de Jovens e Adultos.

  • OLIVENÇA, MINHA VILA  CULTURAL

Projeto turístico que pretende transformar o Distrito de Olivença como Roteiro Turístico de Ilhéus, explorando sua história de Aldeamento Jesuítico, sua Estância Hidromineral  com suas águas medicinais, suas ondas, que fez surgir Jojó como primeiro surfista profissional da região, podendo resgatar  o Circuito  de Surf para Olivença.

Estabelecer, com sua cidade homônima de Portugal,  intercâmbio cultural com esses dois locais.

Com uma singularidade geográfica, transformar Olivença em um espaço de manifestações artísticas e culturais similar  a Arraial D’ajuda.

  • MIRANTES DE ILHÉUS

Com uma paisagem natural privilegiada, Ilhéus é um cartão postal não valorizado. Esse projeto pretende formatar MIRANTES em locais estratégicos com denominação de nomes ligados à história de Ilhéus e com acompanhamentos de Guias de turismo.

  • PLITI – PRIMAVERA LITERÁRIA DE ILHÉUS

Poucas cidades do Brasil possuem escritores de relevância literária como Ilhéus e, infelizmente não soubemos transformar essa singularidade em competitividade turística. Esse projeto, pretende implementar no mês de setembro um evento literário dos moldes da FLIPI de Parati.

  • ENCANTOS DA LAGOA

A Lagoa Encantada é um importante atrativo turístico sem a devida valorização do poder público. Esse projeto, pretende, a partir de uma infraestrutura de acesso e do local, transformar a Lagoa Encantada em um roteiro turístico que envolva competições náuticas, passeios com contação das lendas, produção de souvenir representando as lendas  e o resgate do Festival de Guaiamum de Juerana.

  • ILHÉUS, CIDADE LUZ

Esse projeto turístico pretende transformar Ilhéus no mês de Dezembro em uma cidade de iluminação cênica com concursos entre bairros com premiação do Bairro mais iluminado e espetáculo de luzes na Baía do Pontal.

Conheça as outras ideias e propostas do Professor Reinaldo:

EIXO 5

EIXO 4

EIXO 3

EIXO 2

EIXO 1

Dê a sua opinião!

Clique Aqui!

Logo%20Professor%20REINALDO%20JUNHO%2020