Câmara aumenta o número de Vereadores em Ilhéus

Atualizado: Jun 3


A sociedade brasileira tem desenvolvido um sentimento coletivo em busca da transparência e eficiência dos poderes e agentes públicos. Na contramão desse sentimento, os Vereadores de Ilhéus através da Emenda 005/2018, alteraram o parágrafo único do Artigo 26 da Lei orgânica do Município e ampliaram de 19 para 21 o número de Vereadores. Essa e outras alterações foram concluídas em 12 de março de 2019. O que justificaria essa ampliação?

Mesmo sendo uma decisão legal, não é moral. A legislação das eleições de 2020, proíbe coligação proporcional, o que dificulta a eleição de Vereadores, principalmente candidatos com mandatos que carregam uma rejeição natural. Sendo assim, ampliando o número de Vereadores, facilita a eleição.

Em um momento que a Democracia representativa passa por crise, aumentar o número de Vereadores não amplia a representatividade do eleitor, pelo contrário, dificulta mais ainda a Governabilidade.

È preciso que repensemos a forma de fazer política, pois quando quem governa se distancia dos anseios dos governados, a instabilidade institucional se amplia e a democracia se fragiliza. O Município é a base do Estado Democrático de Direito.

A lei orgânica com todas as suas alterações consta no endereço do Portal da Câmara de Vereadores.Acesse:http://www.camaradeilheus.ba.gov.br/v2/wp-content/uploads/2019/11/LOMI-2019-publica%C3%A7%C3%A3o-Jornal-Oficial.pdf

279 visualizações
Logo%20Professor%20REINALDO%20JUNHO%2020