O CORONAVÍRUS NOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DE ILHÉUS





Venho prestar minha homenagem e ao mesmo tempo demonstrar preocupação com os profissionais de Saúde de Ilhéus.

No dia 22 de março, fiz uma publicação onde alertava preocupação sobre o fornecimento de EPIs para os funcionários de serviços essenciais, destacando-se os de Saúde, pois enquanto estamos  no isolamento social, eles estão na frente da batalha, se expondo e mais os seus familiares.

Passados 20 dias dessa publicação, percebe-se que essa preocupação não foi plenamente atendida, pois os Governos Municipal e Estadual não estão sendo ágeis para suprir com a devida segurança os profissionais de Saúde de Ilhéus.  Vejamos:

O primeiro caso confirmado em Ilhéus foi de um Médico;

O número de profissionais de saúde confirmados com o COVID-19 tem aumentado. Em entrevista no BA TV, o Diretor Clínico do Costa do Cacau, Dr. Almir Gonçalves, confirmou que 22 funcionários do Hospital Costa do Cacau estão afastados, e destes, 08 já estão confirmados com o CORONAVIRUS.

Pela projeção do Ministério da Saúde, um doente por COVID-19  pode contaminar mais  6 pessoas, isso significa, que por baixo, teremos 48 profissionais de saúde do Costa do Cacau infectados.

Diante destes dados preocupantes, o Governo do Estado, com o aval do Governo Municipal, vão transformar o Costa do Cacau em Hospital de Referência do CORONAVÌRUS na região, o que pode agravar essa situação. Inicialmente, o Hospital de Base Itabuna seria  essa referência.

Pela grave situação, reafirmo o que propus no dia 22 de março: reabrir o setor de Psiquiatria  do Hospital Regional Luis Viana  que antes do fechamento tinha sido totalmente reformado com duas alas e 30 leitos.

Defendo a criação imediata de  um programa  de Segurança física e mental para os profissionais de saúde, com o fornecimento dos EPis e acompanhamento  Psicológico  para eles e seus familiares.

Sugiro o acompanhamento e monitoramento pelo Conselho Municipal de Saúde com a devida publicidade das ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde e a

ampliação dos membros do Comitê Municipal do Corovanírus, com a participação de membros da sociedade civil organizada.

Espero assim, está contribuindo para ações mais efetivas ao Enfrentamento do Coronavírus, no momento em que Ilhéus é a terceira cidade da Bahia com mais casos e a primeira na proporção por habitantes.


11 de abril, dia do Infectologista. Parabéns e obrigado por cuidar de vidas!


Para saber mais acesse: www.professorreinaldo.com


#ilheus #brasil #bancocentral #bancodopedro #castelonovo #japu #olivenca #aritagua #ilheusbahia #saude #educacao #emprego #inclusao #governanca #transparencia #gestaopublica #transporte #pimenteira #sambaituba #coutos #inem #seguranca

28 visualizações
Logo%20Professor%20REINALDO%20JUNHO%2020